Construção Sustentável

Por que certificar uma casa ou buscar conceitos sustentáveis? A construção sustentável visa melhorias na redução do consumo de água, eficiência energética, escolha de materiais e produtos adequados que não afetem à saúde dos ocupantes e não agridam ao meio ambiente. Além disso, são feitos estudos para privilegiar estratégias passivas de ventilação e iluminação natural, orientação da residência em relação ao Sol e estudo dos materiais que compõem a fachada e cobertura para garantir o conforto do usuário e evitar o uso de ar condicionado.

 

As áreas externas e de jardim também serão cuidadosamente analisadas para garantir a permeabilidade do terreno e o plantio de espécies nativas da região, o que promoverá a biodiversidade e reduzirá gastos com irrigação.

 

A construção sustentável inicia na fase de projetos, buscando a integração entre os diversos especialistas e projetistas que trabalham no projeto, evitando retrabalhos na fase construtiva e melhorando a compatibilidade dos mesmos. Já na fase de construção, são tomados cuidados com poluição, organização do canteiro, impactos na vizinhança, informalidade no trabalho, acessiblidade e descarte correto dos resíduos e compra de madeiras legal.

 

Os benefícios são inúmeros, desde os que são facilmente percebidos como redução com gastos de água e energia, até conforto e bem-estar dos ocupantes, mobilidade urbana e impactos sociais positivos. Mais, ações governamentais já começam a estimular esse tipo de construção e estudos de redução de impostos como IPTU, ITBI e ISS já vem sendo discutidos para residências sustentáveis.

 

Eduardo Straub

LEED AP BD+C

www.straubjunqueira.com.br

Posted on August 27, 2015 in Uncategorized

Leave a reply

Back to Top